21 de jun de 2016

Tudo sobre freios e plugs para dança

Quando falamos de patins tradicional/quad, além das rodas paralelas, lembramos de um outro diferencial em relação aos patins inline - o freio frontal.
Creio que já falei sobre os freios, bem lá no comecinho do blog, porém agora o mercado nacional se expandiu, e acho que vale a pena voltar ao assunto.

O freio de patins tradicional pode ser fixo, de rosca, um plug ou ainda não existir!

Assim como as rodas, ou freios possuem escala de maciez, formatos e dimensões diferenciados para cada modalidade da patinação.
Não vou me aprofundar neste assunto, apenas ilustrar alguns dos modelos que encontramos à venda no Brasil, para facilitar sua vida, quando chegar a hora de trocar seus freios. Vou mencionar apenas as marcas e modelos que realmente conheço e que já testei, e que sei que são facilmente encontrados no Brasil.

Existe uma medida padrão do tamanho da rosca dos freios ajustáveis de patinação artística, e elas são as mesmas para bases da Rye, Riedell, Roll Line, Star e SnowWhite. (se souberem de mais alguma marca, me avisem!)

Freios profissionais para patinação artística:

Quando falamos em patinação artística, muitos termos técnicos aparecem, e existem muitas variações de tipos de freios para este fim. Na artística profissional não se escolhe freio somente pela cor ou "boniteza" e sim por desempenho, nível de abrasão, grau de maciez, etc. Pode parecer frescura, mas não é!
Os freios de patinação artística são os mais parecidos com "borracha escolar", são macios, arredondados, possuem elasticidade para ajudar no  impulso dos saltos da modalidade.
O melhor freio pra artística do mercado chama-se Roll Line Super Pro Toe Jump e pode ser encontrado no Patins Fulop.
A Rye e a MDroller também possuem bons freios profissionais, porém sem opção de escolha de maciez/grip.



Freios para recreação:

Aqui pode tudo! Freios profissionais de artística podem ser usados em patins de recreação que possuam base que permitam regulagem de altura (Patins.com.br, Rye, SureGrip, Melissa, Moxi, Rodas Radicais) e também existe uma variedade de marcas, formatos e cores, sem muita variação de dureza e que podem ser usados em patins recreativos.



Freios fixos:

Estes sim podem ser escolhidos pela cor, pois não possuem medição de maciez.
Em alguns pisos, escorregam que é uma beleza (tipo...não freia!)
A maioria dos patins quad à venda no mercado, utilizam este tipo de freio (o parafuso central, não permite que a altura do freio em relação ao solo, seja ajustada).
Podem ser encontrados na Rye, Rodas Radicais, Patins.com.br.

Se você usa patins com esse tipo de freio na patinação artística, troque os patins!





Freios para Roller Derby e Hockey

Possuem a área de contato com o solo mais achatada e em alguns casos, com o formato ao lado.
Com exceção das Jammers (levanta e corre!), que usam esses freios diferenciados, as jogadoras de Derby usam os freios profissionais de artística e também freios Riedell e Gumball, que podem ser encontrados na 313, Rye e Patins Fulop.





Plug de Dança/Jam

Quem vê as façanhas de alguns patinadores de rinques dançando e fazendo manobras, percebe que a maioria deles aparenta estar sem freios frontais. Na verdade, a maioria usa os plugs ou mini freios, que facilitam muitos movimentos (crazylegs e spins agachados por exemplo) e também protegem a base, evitando que ela toque o chão. Usados também no Solo Dance, modalidade artística, os plugs profissionais também podem ser encontrados no Patins Fulop ou em Rodas Radicais.


Freios para Figuras Obrigatórias 

Piada tia Su?
Figuras obrigatórias -  modalidade da patinação artística, que exige um tipo de base que simplesmente não tem freio. Quis trazer aqui só pra ilustrar. A base não possui local para encaixe de freios.
Não é que o patinador removeu os freios, eles simplesmente "non eczistem" :P





Onde encontrar tudo isso aí:

Patins.com.br
313.com.br
patinsfulop.com.br
patinsrye.com.br
rodasradicais.com.br


Importante:
Medidas da rosca e freios profissionais - 5/8" (Rye, Roll Line, Sure Grip, Snider, Atlas, entre outras)
Medidas do parafuso central de freios de lazer - 5/16" (Traxart, Oxer, Fila, Antix, Rookie, Toystile, etc)

E aí?? Te ajudei?
Deixa um recadinho pra mim vai!

2 comentários:

  1. Olá, gostamos muito de suas dicas, mas temos uma dúvida em relação à altura dos freios. O da minha filha parece um pouco alto demais, ele é desses coloridos que não possuem ajuste. Existe uma altura ideal para o freio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Não existe altura ideal, é questão de gosto. Eu prefiro freios bem próximos ao chão, mas isso em pisos muito irregulares, é ruim. Tudo depende de onde ela patina. Se é em asfalto, não tem problema ter freios altos

      Excluir

Patine conosco, deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...